CJE em pauta

20/05/2009

Para além das disciplinas

Filed under: Jornalismo — Arthur @ 5:07 pm

Pessoal, para pensar uma reforma mais ‘revolucionária’ do curso. É um texto daqueles que eu tipicamente desgosto, pois ele é abstrato. Mas, talvez, quem sabe, ele pode ser um norte… portanto, eis.

Afora alguma realocações a serem feitas, o curso de Jornalismo da ECA não é tão ruim no papel quanto falamos. No meu ver, falta uma disciplina de fotografia ou outra de teoria da comunicação. Mas não acho que esse seja realmente o grande problema do curso. O que falta, na minha visão, é uma maior sinergia entre as disciplinas.

Hoje, temos um sedutor cardápio de disciplinas optativas, tanto eletivas quanto livres. E, apesar de certa dificuldade, uma boa parte dos alunos possuem acesso a boas disciplinas da FFLCH, FEA, etc. O que se torna realmente quase impossível é conseguir fazer uma sequência de disciplinas que façam sentido. Por exemplo, se eu tiver afinidade por antropologia, quais são as disciplinas que farei por lá? Conseguirei todas? Elas farão sentido com o que eu já recebi de introdução nos primeiros anos de jornalismo, que eu acabei fazendo no departamento? E, talvez o mais importante: farão sentido com a prática jornalística?

Nesta toada, poderíamos falar de quaisquer outras áreas do conhecimento que são importantes para um estudante de jornalismo. Economia (e não estou falando da Bolsa de Valores), Filosofia, Geografia, História, Estatística (que devia ter uma optativa para o departamento, ao meu ver), entre vários, passam distantes. A impressão, ao chegar ao quarto ano, é que você conheceu muita coisa de orelhada. Você só vai saber de verdade aquilo que realmente corra atrás.

E qual seria, dada a realidade do nosso departamento, uma solução para que se incentive o estudante a buscar um conhecimento extra-classe mais profundo? Aí, eu acho que poderia entrar a tal Educomunicação. Nestes tais cursos introdutórios, como Fundamentos da Economia, Fundamentos Teóricos da História, e outros, poderíamos fazer reportagens tentando abordar os temas de cada disciplina. Basicamente, é optar pela interdisciplinaridade. Mas, para isso, os professores precisarão cooperar entre si

Taí um exemplo:

– Seria muito interessante se tivéssemos uma análise do discurso feita pela Rosana Lima, sobre a última edição do Jornal do Campus. Poderia ser uma aula conjunta, entre as duas disciplinas. Isso também poderia ser feito junto com o Atílio, de fotojornalismo.

Bom, é uma sugestão. Se pudéssemos caminhar neste sentido, acho que seria interessante.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

